MPF estreita laços com Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos

Ministério Publico Policia Federal STF STJ

A Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR) promoveu uma reunião com a representante no Brasil do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Ângela Pires Terto. Na oportunidade, foram tratadas formas de estreitar a cooperação internacional entre a PGR e as agências do Sistema ONU no Brasil, utilizando, por exemplo, o intercâmbio de informações, a tradução de documentos, e a possibilidade de assinatura de memorandos de entendimento.

Presente ao encontro, a secretária adjunta da SCI Denise Abade destacou a importância de se abrir um canal de diálogo com o ACNUDH. Para possibilitar isso, ela explicou a atuação da SCI nos casos de cooperação jurídica internacional e como a secretaria contribui para auxiliar o Ministério Público Federal no papel de defender os direitos assegurados na Constituição.

“A troca de informações entre as instituições possibilitará que as discussões e estratégias de atuação envolvendo órgãos estrangeiros na defesa dos direitos humanos sejam reforçadas”, destacou Denise Abade. Ela diz que essa abertura de diálogo faz parte da missão do Planejamento Estratégico Institucional, segundo o qual, o MPF deve buscar ser reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na promoção da justiça e da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *